sexta-feira, 1 de junho de 2012

JORNAL DE FATO PUBLICA


Escola Protesta por falta de professores
 Professores e alunos da Escola Estadual José Fernandes de Melo fecharão as portas para realizar protesto hoje contra a falta de professores de pelo menos sete disciplinas diferentes. De acordo com o diretor Carlos Antonio Guerra Gomes, há um ano e meio faltam profissionais para ocupar 76 horas/aula semanais, prejudicando toda a escola.
O diretor explica que está faltando professor de Física, Biologia, Química, Matemática, Filosofia, Sociologia e Educação Física. Para não deixar os alunos prejudicados, a Escola fez uma cota entre os funcionários para contratar um professor particular para não deixar faltar aula.
Aulões estão sendo realizados para tentar reduzir o prejuízo do alunado, mas Carlos reclama que essa prática não contribui com o ensino dos jovens. “É um absurdo imaginar que aulões podem substituir a carga horária de um professor”, crítica Carlos.
Ele quer que o governo chame os professores que passaram no último concurso público para suprir a carência da escola. De imediato, o problema poderia ser amenizado com a contratação dos professores de Física, Biologia e Química que têm entre 20 e 24 horas de aula/semanais em atraso.
Todas essas questões já foram apresentadas ao governo através da 15ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), mas a solução depende da liberação dos profissionais por parte do Governo do Estado.
Na mobilização de hoje, a comunidade escolar sairá em passeata de manhã pela Avenida Independência até a sede da Dired. A intenção é pressionar os gestores e tentar sensibilizá-los da situação.
Segunda a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, em razão do reordenamento que está sendo feito em todas as escolas, não foi possível resolver todas as questões, mas existe um encaminhamento e até sexta-feira os professores devem chegar à escola. “Não é cabível a gente ter de contratar professor, tendo gente na escola desempenhando outras funções”, disse.
De acordo com a diretora da 15ª Dired, Maura Cavalcante de Sá, um levantamento feito para identificar os professores que estão fora de sala de aula encontrou 434 só em Pau dos Ferros. 

Pau dos Ferros, Quarta 30/05/2012 - Reportagem de Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário