terça-feira, 26 de junho de 2012

PROJETO RESTAURANTE SABOR DA PAIXÃO

     A E.E. Dr. José Fernandes de Melo, realizou no dia 15 de junho, a culminância do Projeto "Restaurante Sabor da paixão", com o objetivo de refletir sobre as realações entre os casais em diferentes gerações e ao mesmo tempo despertar o gosto pela poesia. Este foi coordenado por: regentes da biblioteca comunitária, telessala, coordenação pedagógica e professores da Língua Portuguesa, com a participação efetiva dos alunos em todos os momentos como: recepcionistas, garçons, garçonete e o grupo do recital.
     A semana finalizou com os pratos poéticos e musicais servido no "Restaurante", homenageando os casais apaixonados em comemoração ao dia dos namorados.
     Clique aqui e visualize as fotos do evento.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PRONATEC - FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO


PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ
Cursos Oferecidos:
·   Auxiliar Técnico em Agropecuária
·   Agricultura Familiar
·   Auxiliar Administrativo
Público Alvo: alunos(as) matriculados(as) no 9º ano do ensino fundamental, 1ª; 2ª e 3ª séries do ensino médio e a partir do 5º período da educação de jovens e adultos(EJA), NA REDE ESTADUAL DE ENSINO.
Carga horária: 180 horas
Local: Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo
Período de Inscrições: 23 de junho a 11 de julho de 2012 através do SITE: www.pronatec.rn.gov.br
Início das aulas: primeira quinzena de agosto

OBS: O aluno que já estiver inscrito em um outro curso do PRONATEC, não poderá se inscrever.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ENSINO MÉDIO DO RN TEM PIORES MÉDIAS NACIONAIS

Reportagem do DNOnline em 10/06/2012
Francisco Francerle, o Poti

alunos     Ao contrário do Ensino Fundamental e do Superior que conseguem se sobressair com índices progressivos de avaliação, o Ensino Médio das escolas públicas do Rio Grande do Norte é pálido, desnutrido e, ano após ano, vai esmorecendo devido os índices de evasão e abandono escolar. Especialistas diriam que o estado de desnutrição é grave e pode levar a UTI a esperança de um futuro melhor para o jovem potiguar.
     O aluno que, com dificuldade, termina o ensino fundamental, não tem força nem estímulo suficiente para continuar no ensino médio. Os índices de evasão no ensino médio assustam a sociedade potiguar: segundo dados do Censo Escolar divulgados pelo IBGE, a evasão chega a 19% e, no RN, 56,20% das pessoas com 10 anos ou mais contam apenas com o ensino fundamental e apenas metade dos jovens com 19 anos declaram ter concluído essa etapa do ensino.
     De acordo com os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009, o Rio Grande do Norte continua sendo um dos estados com as piores médias do país. No ranking do Ensino Médio, o RN ficou na 23ª posição acompanhado de Alagoas, e Amapá, abaixo deles somente o Piauí.
     Se for levado em consideração apenas os números do 3º ano do EM, a situação ainda é pior e o RN cai para a 25º posição. A nível de Nordeste a colocação no Ideb também é das piores, o RN obtém índices de 2.8, ostentando a 7ª colocação dentre os nove estados, quando a média nacional é de 3.4 e a da região é de 3.1. Ou seja, o RN foi terceiro pior estado da região. O único da região que alcançou a média do país foi o Ceará com 3,5, igual à nacional.
     Com relação à taxa de aprovação no ensino médio, o RN deu uma melhorada pulando de 80,1 para 83,4, ostentando um 5º lugar entre os que menos reprovaram na rede pública de ensino. Mas, apesar disso, segundo a secretária Betânia Ramalho, essa etapa de ensino vive uma situação nevrálgica na educação do Rio Grande do Norte. Para ela, as causas são várias.
     A começar pelo investimento que sempre ficou represado e somente a partir de 2006 em diante é que é assumido pela política do governo para universalizá-lo, entrando na educação básica com o Fundeb. “Antes, os investimentos se davam através de projetos e programas, era um dinheiro vulnerável, não havia merenda escolar nem o livro didático como se tem hoje”.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A CRISE DO ENSINO MÉDIO


Educadores e entidades repercutem matéria de O Poti sobre as graves estatísticas do ensino escolar no RN.

A Profª Amanda Gurgel repercutiu  reportagem nas redes sociais


     Ainda repercute, nas mídias sociais, a reportagem da última edição de O Poti sobre a situação do Ensino Médio no Rio Grande do Norte em que a secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho, afirma que, dentre outras causas do problema, a greve de mais de 80 dias dos professores da rede estadual provocou desestimulo e desmotivação, levando muitos alunos a abandonarem a escola. 

     A reportagem de O Poti publicou estatísticas do Censo Escolar e do Instituto Brasileiro de Estatísticas (IBGE), revelando que cerca de 19% dos estudantes abandonam o EM e mais de 56% das pessoas com 10 anos ou mais possuam somente o ensino fundamental.
     A profª Amanda Gurgel encaminhou carta à redação do Diário de Natal, repercutiu o assunto no Twitter e publicou em sua blog a sua revolta com as declarações da secretária culpando a greve dos professores pelo problema da evasão. Da mesma forma, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, Fátima Cardoso, publicou sua opinião no site do Sinte, elogiando a matéria e demonstrando indignação com as declarações da secretária. Para completar, a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa, também emitiu sua opinião.

     Segundo a professora Amanda Gurgel, foi revoltante a explicação da secretária estadual de educação sobre o fato." Na verdade, o governo é o verdadeiro responsável pela evasão escolar no RN. Não admito que governo algum desmoralize a nossa luta em defesa da educação pública, utilizando-a como justificativa para a sua própria incompetência, ingerência e indiferença em relação aos problemas denunciados em nossas greves". diz Amanda em seu artigo. A professora, que ficou conhecida em 2011 por denunciar o abandono da educação durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa, e ter conquistado as mídias sociais com mais de 1 milhão de acesso no Yotube, também apresentou em seu texto quais as razões que realmente levam os estudantes a desistirem da escola.

Rodízio

     Para ela, há muitas escolas no RN em que os alunos do Ensino Médio têm apenas dois ou três dias de aula por semana porque a direção se desdobrar para contornar o caos fazendo rodízio de turma por falta de professor "Se fizermos um cálculo rápido, vamos perceber que essas pessoas assistem a, no máximo, 144 dias de aula por ano. Uma vergonha", denuncia a professora. E completa: "Agora eu pergunto: que estudante pode se sentir estimulado a frequentar uma escola em que não tem professor de Português, de Química ou de Matemática, estando às vésperas do vestibular?". De acordo com Amanda Gurgel, as pessoas desistem de ir à escola porque não estão com a vida ganha e não têm tempo a perder brincando de ir à escola. "Os alunos desistem de estudar porque veem os seus professores receberem um salário que eles mesmos podem receber como qualquer trabalhador autônomo".

     Amanda encerra o artigo acusando o governo de Rosalba Ciarlini (DEM) de fazer um boicote ao ensino público e de mentir sobre os verdadeiros responsáveis pela evasão escolar. "As pessoas desistem de estudar porque o governo do estado faz um boicote ao ensino público. Depois, cobra que sejamos os redentores e redentoras do país. Com um quadro caótico desses na educação, dizer que a evasão escolar é culpa da greve dos professores é mais do que uma mentira, chega a ser uma "provocão", conclui Amanda.

Sindicalista elogia abordagem

     A presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, disse que a expressão "Ensino Médio na UTI", utilizada pelo repórter, não poderia ter sido empregada de forma melhor. "Desde 2000 o RN tem sido o lanterninha nos resultados das provas de matemática e de língua portuguesa. E o que foi feito para resolver a situação? Nada.", disse ela. As condições precárias de trabalho são denunciadas constantemente pelo Sindicato e por toda a comunidade escolar, no entanto, o quadro se repete indefinidamente. O Governo não reconhece, por exemplo, que uma escola que só oferece quadro e giz não é, de forma alguma, atrativa o suficiente para manter o estudante lá", avalia a dirigente.

     Para a sindicalista, uma sociedade que se reconfigura com a utilização de mídias sociais, da banda larga, da internet móvel, exige dos gestores uma nova visão sobre o ensino. "Não se pode conceber um modelo de ensino como o que se tinha há décadas atrás. Os tempos mudam e é preciso que a escola os acompanhe. Como poderemos ter um currículo atrativo, se não temos uma infraestrura mínima para poder envolver os alunos".

Educadora aponta baixa autoestima

     Já a educadora Cláudia Santa Rosa, coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), a greve é simplesmente um dos problemas diante de uma diversidade de questões que precisam ser analisadas, até porque ela realmente é prejudicial para todo mundo e para todas as etapas de escolaridade. Mas para ela, um grande problema que leva os alunos a abandonarem os estudos no ensino médio é a baixa autoestima, diante do acúmulo de dificuldades de toda trajetória escolar. "Quando chegam ao ensino médio, eles se acham incompetentes para fazer o vestibular e não vislumbram uma trajetória acadêmica e, preferem ingressar no subemprego do mercado de trabalho".

     Para Santa Rosa, o problema da falta de autoestima é decorrente da desmotivação na escola, fruto da falta de professores, greves, baixo conteúdo assimilado no ensino fundamental, levando para o resto da vida as dificuldades de aprendizado. "Enquanto isso, lá fora o mundo está pulsando de novas tecnologias e quando se olha para dentro da escola, muitas delas até têm equipamentos mas não foram instalados por falta de verba para isso. Há escolas que têm laboratórios inteiros completos, mas nunca foram usados os equipamentos porque não há recursos para instalação", explica ela.

     Cláudia critica que a própria secretaria comemorou, com ênfase, os baixos índices de reprovação, mas esqueceu de revelar os de evasão. "Ora se os meninos estão se evadindo, quem fica logicamente que não vai ser reprovado. Na hora que têm índices de evasão e índices baixos de reprovação, conclui-se que eles estão se evadindo antes de terminar o ano e evitando, é claro, de serem reprovados. Por isso, as nossa taxas de evasão são altas e baixas de reprovação. Não podemos comemorar exceções, precisamos que o sucesso seja a regra e não a exceção ", afirma. 

Reportagem publicada no Diário de Natal - Edição de Quarta-feira, 13 de junho de 2012.


NOTA DO BLOG: Enquanto ficarmos de braços cruzados esperando o trem passar, nada vai mudar. É hora de agirmos e já. Temos que defender a escola pública, custe o que custar. E a nossa escola já está vivendo essa realidade. É hora de acordar antes cedo do que tarde.

terça-feira, 12 de junho de 2012

GREVE PODE SER DEFLAGRADA NO SEGUNDO SEMESTRE

      “Não dá mais para esperar tamanha morosidade deste governo. Nem mesmo as comissões estão funcionando. A categoria tendo direitos negados, os funcionários sem a aplicação do plano de carreira. Tudo anda a passo de tartaruga.”, avalia a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.
      Para a dirigente, a secretária precisa abrir os olhos para a falta de solução para os problemas do ensino. As escolas continuam sem professores e não há qualquer razão para tamanha espera, pois os concursados só aguardam a convocação para começarem a atuar.
    “A falta de decisão da SEEC empurra a categoria para a greve no próximo semestre. Essa já foi a deliberação da última assembleia e a cumpriremos, caso o Estado continue ignorando o problema”, disse a sindicalista. 

Postagem do Site do SINTE/RN em 08/06/2012.

CALENDÁRIO DA PROGRESSÃO PARCIAL - 2ª CHAMADA


Disciplina
Dia da Aula
Dia da Prova
Português
12/06 (Terça) 15:30
19/06 (Terça)
Inglês
13/06 (Quarta) 15:30
20/06 (Quarta)
Física
14/06 (Quinta) 7:00
21/06 (Quinta)
Biologia
15/06 (Sexta)
22/06 (Sexta)
Matemática
18/06 (Segunda) 
25/06 (Segunda) 
Química
19/06 (Terça)
26/06 (Terça)
História
20/06 (Quarta)
27/06 (Quarta)
Geografia
21/06 (Quinta)
28/06 (Quinta)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O 15° ARRAIÁ FOI MAIS UM EVENTO DE SUCESSO

   Nesta terça-feira, dia 05 de junho, aconteceu o 15º arraiá da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, que contou com a participação da quadrilha junina, Paraíso Nodestino, do próprio bairro, organizada pelo professor Cezivam, contou também com a participação do 1° F, "AS SEM CHARMES" e com o Arraiá do Mazaropi, do bairro Riacho do Meio.
      Em seguida, teve início a festa com o Forró dos Primos, do qual dois dos componentes são alunos da própria escola. O sanfoneiro Paulinho e o zabumbeiro Jarles e o terceiro primo Josatam também abrilhantaram nossa festa. O ponto máximo da nossa festa foi a participação da maior revelação do forró da nossa terra, Anízio Jr e Banda. 
     A comunidade escolar está de parabéns pela bela festa.
     Queremos desde já agradecer aos nossos colaboradores:
- LL BABY (Lindolâneo)
- ANIZIO JÚNIOR (Anízio Jr. e Banda)
-JOSATAN PINTURAS (Josatan)
- MOVELARIA SÃO JOÃO (Sr. João Raulino)   
      Para acessar as fotos da festa Clique aqui.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

JORNAL DE FATO PUBLICA


Escola Protesta por falta de professores
 Professores e alunos da Escola Estadual José Fernandes de Melo fecharão as portas para realizar protesto hoje contra a falta de professores de pelo menos sete disciplinas diferentes. De acordo com o diretor Carlos Antonio Guerra Gomes, há um ano e meio faltam profissionais para ocupar 76 horas/aula semanais, prejudicando toda a escola.
O diretor explica que está faltando professor de Física, Biologia, Química, Matemática, Filosofia, Sociologia e Educação Física. Para não deixar os alunos prejudicados, a Escola fez uma cota entre os funcionários para contratar um professor particular para não deixar faltar aula.
Aulões estão sendo realizados para tentar reduzir o prejuízo do alunado, mas Carlos reclama que essa prática não contribui com o ensino dos jovens. “É um absurdo imaginar que aulões podem substituir a carga horária de um professor”, crítica Carlos.
Ele quer que o governo chame os professores que passaram no último concurso público para suprir a carência da escola. De imediato, o problema poderia ser amenizado com a contratação dos professores de Física, Biologia e Química que têm entre 20 e 24 horas de aula/semanais em atraso.
Todas essas questões já foram apresentadas ao governo através da 15ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), mas a solução depende da liberação dos profissionais por parte do Governo do Estado.
Na mobilização de hoje, a comunidade escolar sairá em passeata de manhã pela Avenida Independência até a sede da Dired. A intenção é pressionar os gestores e tentar sensibilizá-los da situação.
Segunda a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, em razão do reordenamento que está sendo feito em todas as escolas, não foi possível resolver todas as questões, mas existe um encaminhamento e até sexta-feira os professores devem chegar à escola. “Não é cabível a gente ter de contratar professor, tendo gente na escola desempenhando outras funções”, disse.
De acordo com a diretora da 15ª Dired, Maura Cavalcante de Sá, um levantamento feito para identificar os professores que estão fora de sala de aula encontrou 434 só em Pau dos Ferros. 

Pau dos Ferros, Quarta 30/05/2012 - Reportagem de Jornal de Fato